Parece pouco mas juntar condução com o atendimento de uma chamada não é assim tão simples, digo eu... Só chegar ao telemóvel dá uma carga de trabalhos, isto se for mulheres pois as nossas malas parecem um saco de bolas numeradas nunca sai a que queremos, depois o stress de atender e por fim responder ao que nos perguntam e se for chatice mais perigoso fica... Será assim tão urgente atender? Não podemos encostar o carro se der e falar à vontade, ou ligar de volta? Quando era miúda não havia ligações móveis e tudo se sabia na mesma, acho que o nosso cérebro já se habituou tanto à dependência do telefone que as pessoas não desligam e até arriscam para estar sempre em linha... e valerá a pena o risco?
Vamos pensar um pouco sobre isto e resistir à tentação de não atender, faz de conta que é a sogra ( para quem não se dá bem, claro), ou o cobrador da luz, ou quem sabe o amigo chato que nunca mais se cala, podem ser eles e é preciso atender?
Aqui vos deixo uma iniciativa Portuguesa a que muitos conhecidos dão a cara e alertam para os riscos da condução sobre a "influência" do telemóvel.
ARTIGO DO MOVIMENTO : A PROMESSA - http://www.apromessa.org/
Inúmeros estudos efectuados demonstram que conduzir enquanto usa o telemóvel prejudica severamente a condução.
Esses estudos demonstram também que usar o telemóvel enquanto conduz é tão ou mais perigoso do que conduzir sob efeito do álcool.
Esses estudos demonstram também que usar o telemóvel enquanto conduz é tão ou mais perigoso do que conduzir sob efeito do álcool.
Basicamente o nosso cérebro não consegue processar as duas tarefas simultaneamente.
Os estudos efectuados pelo Professor David Strayer da Universidade de Utah nos E.U.A., que amavelmente me autorizou a utilizar os resultados das suas pesquisas nesta campanha (os quais pode encontrar aqui), demonstraram claramente que a atenção do condutor é bastante prejudicada quando está a utilizar o telemóvel, mesmo quando utiliza sistemas de mãos livres, e que quanto mais complexa for a situação de trânsito mais a comunicação telefónica interfere no desempenho do condutor.
Estes estudos demonstram que não há diferenças significativas entre falar ao telemóvel com ou sem sistemas de mãos livres durante a condução.
As duas formas de utilização são perigosas devido à distracção cognitiva sofrida pelo condutor. De acordo com um estudo do Professor David Strayer, usar um telemóvel durante a condução, seja ou não através de um sistema de mãos livres, atrasa as reacções do condutor tanto quanto aconteceria se ele estivesse sob a influência do álcool.
O risco de causar um acidente sobe 400% se estiver a falar ao telemóvel enquanto conduz e sobe 800% se estiver a enviar mensagens escritas no telemóvel enquanto conduz!
O risco de causar um acidente sobe 400% se estiver a falar ao telemóvel enquanto conduz e sobe 800% se estiver a enviar mensagens escritas no telemóvel enquanto conduz!
Há três tipos de distracção durante a condução:
Visual – tirar os olhos da estrada
Manual – tirar as mãos do volante
Cognitiva – tirar a mente do que está a fazer
Escrever ou ler mensagens no telemóvel enquanto conduz combina as três formas de distracção!
Visual – tirar os olhos da estrada
Manual – tirar as mãos do volante
Cognitiva – tirar a mente do que está a fazer
Escrever ou ler mensagens no telemóvel enquanto conduz combina as três formas de distracção!
Os especialistas que estudam estas matérias como o Professor David Strayer, dizem que falar ao telemóvel, mesmo com sistemas de mãos livres, provoca nos condutores algo a que chamam cegueira de desatenção.
O problema de falar ao telemóvel não é se usa um sistema de mãos livres ou não, porque se não está a prestar atenção ao que os olhos estão a ver, simplesmente não vai ver tudo o que conseguiria ver se não estivesse a falar ao telemóvel.
Os estudos efectuados indicam que quer se esteja a falar ao telemóvel usando as mãos ou através de um sistema de mãos livres, a distracção cognitiva é suficiente para diminuir muito a performance do condutor, é assim mais provável que o condutor distraído perca pistas chave a nível visual e auditivo essenciais para evitar um acidente.
Muitas pessoas já viram certamente condutores que estão a falar ao telemóvel e que ignoram os sinais de trânsito, as passadeiras ou mesmo os peões. O que acontece é que muitas vezes esses condutores não vêem esses sinais devido à cegueira de desatenção.
Os estudos efectuados indicam que quer se esteja a falar ao telemóvel usando as mãos ou através de um sistema de mãos livres, a distracção cognitiva é suficiente para diminuir muito a performance do condutor, é assim mais provável que o condutor distraído perca pistas chave a nível visual e auditivo essenciais para evitar um acidente.
Muitas pessoas já viram certamente condutores que estão a falar ao telemóvel e que ignoram os sinais de trânsito, as passadeiras ou mesmo os peões. O que acontece é que muitas vezes esses condutores não vêem esses sinais devido à cegueira de desatenção.
Por isso não fale ao telefone nem leia ou envie mensagens escritas quando está atrás do volante!
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