A Pareidolia é um tipo de manifestação psicológica que envolve a leitura de um estímulo vago ou aleatório que é percebido pelo sistema nervoso como uma composição “relevante” — normalmente uma imagem ou um som, ou uma combinação de ambos.

Foto de um incêndio o fumo produz uma imagem
Este fenômeno psíquico varia segundo o ângulo em que o objeto é observado especificamente diante de uma figura com dados aleatórios. É muito comum em crianças, por exemplo, uma figura talvez possua formas que se assemelham à animais de estimação, personagens de desenhos animados ou qualquer outra coisa condizente com a faixa etária de compreensão sobre coisas. Também pode-se notar que a capacidade de identificar essas formas varia entre os níveis de escolaridade. Para uma pessoa com uma faixa etária superior, ou de nível de instrução maior a mesma figura pode assumir formas diferentes por estar diretamente relacionada a capacidade criativa de associação de formas.
A pareidolia está em muitos casos de percepções de temas e imaginário religioso, especialmente faces de personagens religiosos, em aparições como, por exemplo, em vidros de janelas, em fotos de fogueira ou em alimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário