quarta-feira, 24 de abril de 2013

As partidas do cérebro. - Quantos animais foram para a arca?


Todos sabemos quantos animais de cada espécie entraram para a arca, mas por vezes por graça alguém nos pergunta: Afinal quantos animais Moisés levou para a arca? Respondemos prontamente 2, mas então não foi o Noé que construiu a arca? Claro, logo não levou nenhum.
A explicação para esta resposta é justificada assim pelo Hype Cience :  Muita gente se engana porque associa as palavras “animais”, “Bíblia” e “arca” e dá uma resposta rápida, ainda que incorreta. Ao acessar automaticamente seus conhecimentos sobre o Antigo Testamento, a pessoa mal percebe que Moisés não era a figura em questão. Isso Acontece com várias outras frases, como “Qual a cor do cavalo branco de Napoleão Bonaparte?”. A resposta já está na pergunta, mas distraída pela mesma, a pessoa às vezes não percebe.

Outro exemplo: A mãe de Joana
A mãe de Joana tem quatro filhas: Lalá, Lelé, Lili e…?
Se você respondeu “Lolô” ou “Lulu” ou algum nome parecido com o das outras irmãs, errou, porque não percebeu que a resposta correta está no começo da frase: Joana.
Em nome da eficiência, nosso cérebro é condicionado a procurar padrões em toda parte (no caso, as três primeiras filhas têm nomes com duas sílabas começando em L e terminando em uma vogal). Como a resposta correta foge do padrão, não pensamos nela de imediato – e, já que é aparentemente óbvia, não procuramos por ela no início da pergunta.

Sem comentários:

Enviar um comentário