terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nova temporada!!

Olá amigos!!!! Tenho estado sem dar notícias, e noto que vocês também só vos apetece praia e piscina!!! E então a cabeçorra, como está, têm feito alguma coisa por ela? Pois uma das razões do meu afastamento foi um cadeirão que tem sido trabalhoso de descadeirar.... o Calculo financeiro tem-me consumido o tempo de lazer e descontracção, sem falar no cérebro que ficou todo esturricadinho. Enfim , para realizarmos objectivos temos que lutar até ao fim., lá está a prova, todos somos capazes de tudo, basta querer. Foram 4 anos que tiveram direito a tudo, estudo e trabalhos com fartura, lágrimas, desespero, boa amizade, troca de conhecimentos, trabalho de dia estudo de noite, um filho pequeno e a chegada de outro ... Olhando agora para trás digo com toda a certeza "Não sei como consegui e não voltava a repetir!", mas pronto, isto tudo para vos dizer e confirmar com a experiência,  que mesmo pensando que uma coisa é difícil ou impensável, somos capazes, não sou extraterrestre, não tenho capacidades extra e consegui.
Fica assim aberta a nova temporada de ATIVARMENTES, com coisas novas e  informação sempre util.


Melhor do que o sudoku!

Um dos mais espectaculares exercícios de ginástica mental é a leitura. Envolver-se numa história, descobrir o perfil psicológico dos personagens, imaginar os cenários e acompanhar os enredos e a evolução dos enigmas, mistérios e situações activam diferentes áreas do cérebro e agilizam a mente.
Segundo as mais recentes descobertas científicas, a leitura, sobretudo de romances e contos, traz mais benefícios directos à saúde mental e à longevidade do cérebro do que aquele tipo de jogos tão em voga do género sudoku. Aliás, esses jogos e outros exercícios semelhantes, que puxam pelo raciocínio lógico-matemático, embora possam ter alguma utilidade, são susceptíveis de causar stress, o que é de todo negativo se o juntarmos ao stress oxidativo que fragiliza e mata os neurónios, sobretudo nas idades mais avançadas.
Por conseguinte, leia boas histórias, em especial aquelas que mais desafiem a sua imaginação e o transportem para “outros mundos”.


( artigo retirado do site do  instituto da inteligência do Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário