sexta-feira, 27 de abril de 2012

Neuróbica ( continuação)

Para conhecerem um pouco melhor esta história da neuróbica, vou-vos falar um pouco de como descobri e algumas explicações ciêntificas.
De alguma forma e andando a divagar na net, mais à procura de notícias sobre o alzheimer, a dada altura encontrei um artigo sobre exercicio mental que me transportou para uma noticia que falava sobre a neuróbica, ou mais pomposo neurofitness. E como estou já farta de ouvir as pessoas dizerem que estão velhas, senis, a cabeça não dá mais... e também algures na vida pensava o mesmo, decidi investigar mais a fundo esta questão, descobri livros, sites e até que existe no Porto o instituto de inteligência, onde lá já se fala há muito disto. Alerto-vos que a falta de memória instantanea, por exemplo de um nome ou onde pusemos a chave, nada mais é que falta de exercício mental , nada tem a ver com alzheimer, a menos que seja crónico e que o esquecimento seja muito evidente e persistente!
Cientificamente aqui vos deixo um pouco da explicaçãoa :

A neuróbica é a designação criada pelo neurobiólogo Lawrence Katz - investigador do instituto médico norte-americano Howard Hughes - para um conjunto de exercícios de estimulação cerebral.
O objectivo é conseguir um rejuvenescimento celular de certas áreas do cérebro (como neocórtex e hipocampo).
Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.
O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de Neuróbica.
Nesta actividade procura-se proporcionar um espaço para o exercício da mente, tal como se fosse a prática de uma actividade física regular ou uma ida ao ginásio. Fundamenta-se na crença de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente terá que ser treinada, estimulada e desenvolvida.
( texto retirado do instituto de inteligência dio Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário