terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Memorização.

O "Palácio das memórias" ou o "Método de loci" é uma técnica de memorização. Ela foi documentada no séc. V a.C., mas sua origem é possivelmente anterior a ela. A técnica tem sido usada por estudiosos, sacerdotes e políticos por milhares de anos para ajudá-los a lembrar grandes quantidades de texto e informação.

O Palácio das memórias associa imagens mentais com locais específicos. Era a técnica usada por oradores para memorizar discursos e histórias antes dos livros.


1. Escolha um local específico que lhe é muito familiar . Você precisa ser capaz de dividir este lugar em vários segmentos ou salas. Por exemplo, a sua casa de infância é uma boa escolha, ou usar uma rua que você conheça como a palma da sua mão. Usando esses pontos de referência irá ajudá-lo a se lembrar de cada item.

2. Faça uma lista de itens ou pontos que você precisa lembrar. Visualize você se movendo através do seu local escolhido, atribua a cada item da sua lista a uma sala específica ou edifício.

3. Crie uma imagem única mental para cada item e sua localização. Quanto mais louca for a imagem, mais provável ela ser "mantida em seu cérebro". O cérebro ama novidade, e evoluiu para chamar sua atenção de coisas estranhas em caminhos conhecidos. Você pode, ainda, conectar um cheiro ou um som com a imagem. Adicionando outros sentidos para a sua imagem irá torná-la mais fácil de ser lembrada.


4. Quando você quiser se lembrar de sua lista, passe mentalmente pelo local escolhido, e visualize cada um dos itens como se você se movesse por esse espaço.

Esta técnica de memorização é a base de tudo que é usado pelos competidores de memorização. Da próxima vez que tiver que decorar um texto, uma lei, ou uma lista de compras, associe uma imagem a cada palavra chave de um artigo ou parágrafo. Essa técnica faz milagres.

( Artigo Mágica em Cena)

Sem comentários:

Enviar um comentário