quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Memória...


OS 7 PECADOS DA MEMÓRIA

Daniel Schacter, professor de Psicología en Harvard, é o autor do livro "Os 7 pecados capitais da memória - como esquecemos e nos lembramos".

Para este investigador os 7 pecados da memória são:...

O ESQUECIMENTO
É um procedimento natural do cérebro; seria demasiado fatigante lembrarmo-nos de tudo. Porém, muitas informações são esquecidas e isso não é desejável.

FALTA DE ATENÇÃO
A falta de atenção não ajuda à memorização. Muitos problemas de memória não são mais do que más aprendizagens pelo que esquecemos rapidamente.

BLOQUEIO
Os nossos estados emocionais podem bloquear a memória. A ansiedade, por exemplo, é um estado que bloqueia facilmente a recuperação de conhecimentos e informações que temos registados.

ATRIBUIÇÃO ERRADA
A nossa memória engana-nos. Atribuimos muitas vezes certas informações a pessoas e outras fontes que nada têm a ver com o assunto.

SUGESTIBILIDADE
Somos sugestionados quando incorporamos numa recordação dados e outras informações que não pertencem à mesma matéria, confundindo-nos e confundindo os outros.

INFLUÊNCIA EMOCIONAL
Se estivermos alegres ou tristes, por exemplo, podemos atribuir dados errados por força desses estados emocionais. Uma pessoa que esteja triste pode recordar certos dados e esquecer outros que, se estivesse alegre, seriam lembrados.

PERSISTÊNCIA
Devido ao impacto emocional de um acontecimento certas memórias persistem contra nossa vontade. Por vezes, quanto mais queremos esquecer mais forçamos a sua memorização.

Quais são as soluções que o prof. Daniel Schacter propõe?
São quatro: Treino cognitivo - Controlo do stress - Dieta neuronutritiva - Exercicio aeróbico.

Tenham boas recordações!

Nelson S Lima
Ver mais

Sem comentários:

Enviar um comentário